Um em cada 4 moradores no Estado vive em imóveis alugados! Esses dados são do Censo 2022, divulgados na última semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Santa Catarina está entre os maiores do Brasil em percentual de locações, superando a média nacional, aponta IBGE. Em Tijucas, o aumento chegou a quase 90% .
Fotos: VipSocial/Divulgação
A corretora de locação, Clarice Fernandes, afirma que houve um aumento na procura de cerca de 89% nas locações. Segundo ela, nos últimos sete meses que está a frente desse departamento a alta se deve a clientes são de outras cidades, como Itapema que estão em buscam um imóvel com o preço mais acessível.
Embora o percentual de moradores em aluguel seja significativo, a maioria da população catarinense ainda reside em imóveis próprios, com 70% dos habitantes vivendo em residências adquiridas, sendo 59% em imóveis quitados e 11% financiados. A pesquisa também aponta que 3,8% dos catarinenses moram em domicílios emprestados, enquanto menos de 1% se encontra em outras condições.
No litoral catarinense, cidades turísticas como Balneário Camboriú se destacam, com 45,2% de sua população vivendo em aluguel, o maior percentual entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Outras cidades do Litoral Norte, como Bombinhas, Itapema e Porto Belo, também apresentam altas taxas de moradores alugando imóveis, com percentuais de 40%, 40% e 39,4%, respectivamente.
A pesquisa também revelou a faixa etária dos moradores de domicílios alugados em Santa Catarina. A maior parte (34,5%) está na faixa de 20 a 34 anos, representando 668,1 mil pessoas. Já a população com 50 anos ou mais nos domicílios alugados é de 13,7%, totalizando 266,1 mil pessoas.
Além disso, o Censo 2022 indicou dados sobre o tipo de construção dos imóveis. Aproximadamente 15,7% da população catarinense mora em casas com paredes de madeira, uma proporção superior à média nacional. A pesquisa também revelou que a maioria dos moradores vive em imóveis de alvenaria ou taipa, com destaque para cidades como Balneário Camboriú, São José e Florianópolis, que têm grandes percentuais de imóveis com paredes de alvenaria.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.