Buscando por?

Notícias

Canelinha celebra 62 anos de história; Nome da cidade se originou de árvore

Com uma população estimada em 13.413 pessoas, o município comemora mais de seis décadas de desenvolvimento.
Por: Jonas Hames - 23/12/2024 09:00min- Canelinha
Compartilhe nas redes sociais

 

 

Neste dia 23 de dezembro, Canelinha completa 62 anos de emancipação política. O município tem sua história intimamente ligada à árvore canelinha, que inspirou o nome da cidade e foi amplamente encontrada na região durante os primeiros anos de ocupação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fotos: Arquivo/Divulgação

 

Com uma população atual estimada em 13.413 habitantes, Canelinha destaca-se pela sua economia diversificada, que inclui a agricultura, a indústria cerâmica e o turismo rural.

 

 

A tradição diz que o nome surgiu de uma árvore caída no Rio Tijucas, que dificultava a passagem de embarcações. Os navegadores avisavam uns aos outros com a expressão "Cuidado com a Canelinha". 

 

 

Os portugueses, principalmente os açorianos, foram os primeiros a habitar a região.  O povoado de Canelinha pertencia ao município de Tijucas. Em 1934, passou a ser distrito e em 1962, município, com Bertoldo Manoel Cirilo como primeiro prefeito. 

 

 

Canelinha é conhecida pela cerâmica vermelha, cerâmica artística, confecções em malha e calçados.  Entre os pontos turísticos de Canelinha, estão o Morro da Pipa e eventos de motocross atraem centenas de visitantes todos os anos.

 

 

De acordo com o IBGE, o salário médio mensal dos trabalhadores formais no município é de 1,9 salários mínimos.

 

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.