A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) iniciou, nesta semana, estudos de viabilidade técnica para implementar um sistema de reconhecimento facial de última geração. O objetivo é aprimorar o monitoramento e a capacidade de resposta das forças de segurança no estado. Os primeiros testes estão sendo realizados em Florianópolis, com expectativa de expansão para outras regiões após avaliação.
O sistema utiliza câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos, integradas a uma plataforma que consulta dados do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) e do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Isso permite a identificação de indivíduos com mandados de prisão em aberto, possibilitando ações rápidas e eficientes da polícia.
Foto: Secom/SC/Divulgação
A operação do sistema está centralizada no 4º Batalhão da Polícia Militar, no centro de Florianópolis, e se estenderá até o término das festividades de carnaval. A iniciativa envolve a colaboração da SSP-SC, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria de Justiça e Reintegração Social e Guarda Municipal de Florianópolis. Além da prevenção de crimes, a tecnologia auxiliará na localização de pessoas desaparecidas e na identificação de suspeitos.
Durante o primeiro grande evento do Carnaval 2025, o sistema já demonstrou sua eficácia. Na sexta-feira (21), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) prendeu um homem com mandado de prisão ativo no Largo da Alfândega, em Florianópolis, durante a abertura do bloco Berbigão do Boca. A identificação foi feita pelas câmeras do sistema, permitindo uma abordagem ágil e segura. O suspeito foi encaminhado para os procedimentos legais.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para comercial@vipsocial.com.br.
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.